Definição do Curso

INTRODUÇÃO:

O objetivo do Curso de Estudos de Política e Estratégia é disseminar os conceitos fundamentais, o método de planejamento estratégico e os estudos conjunturais na forma como são conduzidos na ESG, relacionados com a Defesa, a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais.

O CEPE qualifica os estagiários por meio do desenvolvimento de competências de liderança e trabalho em grupo, e também, para funções de direção e assessoramento superior preparando seus participantes a colaborar nas soluções viáveis para os problemas do nosso país.

Dessa forma, pretende-se formar profissionais que visem atuar nas mais distintas atividades, nas organizações privadas empresariais, públicas civis e militares, assim como todos aqueles que estejam interessados em compreender e analisar a realidade da política nacional.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Disseminar os Conceitos Fundamentais, o Método de Planejamento Estratégico e os estudosconjunturais na forma como são conduzidos, relacionados com a Defesa, a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais. Para atingir este objetivo serão conduzidas atividades acadêmicas em estruturas refletidas prioritariamente no Curso de Estudos de Política e Estratégia, atividade acadêmica líder do Sistema ADESG.

 

PÚBLICO ALVO:

Este curso é dirigido a empresários, servidores públicos, profissionais liberais, lideranças de classe e o cidadão.

Pré-Requisitos

  • Ser pessoa de idoneidade moral, sem condenações em processos criminais;
  • Ter nível superior em quaisquer área sou estar matriculado em curso universitário;
  • Praticar comportamento social adequado;
  • Ter disponibilidade de tempo, que permita a presença nas atividades escolares.

ESTRUTURA ACADÊMICA:

Para a consecução do objetivo geral do curso, a estrutura curricular é composta por três períodos (Administrativo, Básico e Conjuntural).

1) Período Administrativo

O objetivo do Período Administrativo é conduzir e coordenar a programação e as condições de execução do curso.

2) Período Básico

O objetivo do Período Básico é conhecer os Conceitos Fundamentais e o Método de Planejamento Estratégico, incluindo exercícios de aplicação que servirão de suporte para o entendimento do Período Conjuntural. Deverão ser ministradas neste período, as seguintesdisciplinas: Conceitos Fundamentos (Objetivos Nacionais, Poder Nacional e suas Expressões, Política e Estratégia Nacionais), Emprego do Poder Nacional (Desenvolvimento, Segurança e Defesa Nacionais) e o Método de Planejamento Estratégico.

3) Período Conjuntural

No Período Conjuntural busca-se o entendimento da realidade regional e suas implicações na esfera nacional, apresentando-se, ao seu final, soluções para as principais demandas identificadas, que serão consolidadas pela proposição de Políticas e Estratégias.

O Período Conjuntural compreende três fases:

  1. a) Fase Teórica

Destinada ao embasamento conceitual não abordado no Período Básico, fundamental para a análise da realidade.

  1. b) Fase Prática

O objetivo é analisar a conjuntura regional e sua implicação na esfera nacional.

Apresenta uma sugestão dos temas que poderão ser abordados, observadas as peculiaridades regionais.

Com o propósito de complementar o conhecimento da conjuntura regional e suas implicações nacionais, são previstas a realização de Visitas (VS) e Viagens (VG) de estudo, que deverão abordar temas de interesses relevantes e atuais. As VS e VG serão planejadas pelas Del/Rep e obrigatoriamente informadas à ADESG/AN, para aprovação e adoção de medidas de apoiopertinentes.

  1. c) Fase de Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Grupo (TG)

O objetivo da fase de elaboração dos Trabalhos de Grupo é a aplicação dos estudos e análises, realizados nos Períodos Básico e Conjuntural, com vistas à apresentação de Políticas e Estratégiasrelacionadas aos temas em estudo.

Scroll to Top