PLANO DO CURSO – CEPE/2025
Curso de Estudos em Política e Estratégia – CEPE 2025 e Curso de Especialização em Planejamento Estratégico – Pós-graduação (latu sensu) – ADESG/Universidade Mário Jucá – UMJ
- FINALIDADE
Regulamentar as atividades a serem desenvolvidas durante a realização do Curso de Especialização em Política e Estratégia – CEPE.
- OBJETIVO
Disseminar os Conceitos Fundamentais, o Método de Planejamento Estratégico e os estudos conjunturais na forma como são conduzidos, relacionados com a Defesa, a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais. Para atingir este objetivo serão conduzidas atividades acadêmicas em estruturas refletidas prioritariamente no Curso de Estudos de Política e Estratégia, atividade acadêmica líder do Sistema ADESG.
- ESTRUTURA ACADÊMICA
Para a consecução do objetivo geral do curso, a estrutura curricular é composta por três períodos (Administrativo, Básico e Conjuntural). Os conteúdos estão organizados por disciplinas e estas por assuntos.
- Período Administrativo
O objetivo do Período Administrativo é conduzir e coordenar a programação e as condições de execução do curso.
- Período Básico
O objetivo do Período Básico é conhecer os Conceitos Fundamentais e o Método de Planejamento Estratégico, incluindo exercícios de aplicação que servirão de suporte para o entendimento do Período Conjuntural. Deverão ser ministradas neste período, as seguintes disciplinas: Conceitos Fundamentos (Objetivos Nacionais, Poder Nacional e suas Expressões, Política e Estratégia Nacionais), Emprego do Poder Nacional (Desenvolvimento, Segurança e Defesa Nacionais) e o Método de Planejamento Estratégico.
- Período Conjuntural
No Período Conjuntural busca-se o entendimento da realidade regional e suas implicações na esfera nacional, apresentando-se, ao seu final, soluções para as principais demandas identificadas, que serão consolidadas pela proposição de Políticas e Estratégias. O Período Conjuntural compreende três fases:
- a) Fase Teórica
Destinada ao embasamento conceitual não abordado no Período Básico, fundamental para a análise da realidade.
- b) Fase Prática
O objetivo é analisar a conjuntura regional e sua implicação na esfera nacional. O Anexo I apresenta uma sugestão dos temas que poderão ser abordados, observadas as peculiaridades regionais.
Com o propósito de complementar o conhecimento da conjuntura regional e suas implicações nacionais, são previstas a realização de Visitas Técnicas (VT) e Viagens de Estudo (VE), que deverão abordar temas de interesses relevantes e atuais. As VT e VE serão planejadas pelas Delegacia e obrigatoriamente informadas à ADESG/AN, para aprovação e adoção de medidas de apoio pertinentes.
- c) Fase de Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Grupo (TG)
O objetivo da fase de elaboração dos Trabalhos de Grupo é a aplicação dos estudos e análises, realizados nos Períodos Básico e Conjuntural, com vistas à apresentação de Políticas e Estratégias relacionadas aos temas em estudo.
- EXECUÇÃO
- Local/horário/dias
- . LOCAL: Auditório Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (Maceió-AL)
- HORÁRIO: 19h às 22h20
- DIAS: Terça, quarta e quinta-feira
- Período/Duração
Início: 14/07/2025 | Término: 12/06/2026 | Duração: 43 semanas | Carga horária total: 494 horas/aula |
- Do Funcionamento
O curso, dependendo da necessidade escolar, poderá ser executado em outros dias e horários, ficando a critério da Coordenação Pedagógica do Curso.
- Cronograma
Atividade | Data/período | Horário | Local |
Aula inaugural | 14 de julho de 2025 | A definir | A definir |
Início do Curso | 15 de julho de 2025 | 19h00 | APMSAM |
Período de aulas | 12 meses | 19h às 22h20 | APMSAM |
Encerramento do curso | 06 de junho de 2026 | A definir | A definir |
Formatura | 12 de junho de 2026 | A definir | A definir |
- Distribuição do Tempo do Curso
Atividade | Tempo (semana) | Local |
Aulas regulares | 42 | APMSAM |
Reposição de conteúdos e recuperações | 0 | |
Formatura | 1 | A definir |
TOTAL | 43 | fff |
- Aulas regulares:
As aulas regulares ocorrerão mediante o formato presencial, podendo ocorrer de forma on-line se haver impedimento da presença dos estagiários por motivo de doença, endemias ou pandemias. Havendo necessidade de aplicar aulas on-line e ao vivo com a participação dos(as) discentes e dos docentes, o meio utilizado será sala virtual no Sistema do Google Meet ou outro meio informado pela coordenação pedagógica. As aulas presenciais, ocorrerão em três dias da semana no período noturno das 19h00 as 22h20 e serão divulgadas através do Quadro de Trabalho Semanal (QTS).
- Disponibilização de conteúdo:
Fica a cargo e responsabilidade dos docentes disponibilizarem aos estagiários os materiais didáticos de estudo compatíveis às aulas síncronas e as aulas presenciais, devendo citar e referenciar todas as fontes utilizadas, disponibilizadas gratuitamente. Quando a aula for presencial, o material de estudo disponibilizado (exercícios de fixação, slides de apresentação, apostilas em PDF, vídeos, entre outros) deverá ser compatível com a carga horária da aula programada.
- Reposição de conteúdos e recuperações:
Período pós-instruções e avaliações onde serão repostos conteúdos que por qualquer motivo não tenham sido ofertados ou concluídos durante as aulas regulares, bem como, aplicação de verificações de recuperação para os estagiários que não atingiram a média nas avaliações.
- ASPECTOS PEDAGÓGICOS
- Coordenação do Curso
A Coordenação Pedagógica do curso ficará responsável pelo cronograma semanal das aulas, acompanhamentos da turma, presencial e online (caso ocorra), dar suporte aos docentes e realizar a fiscalização do andamento do funcionamento do curso.
- Corpo Docente
O corpo docente do curso será constituído por docentes especialistas, mestres e doutores do meio acadêmico ou que possuam reconhecida e notória capacidade técnico-profissional e experiência profissional em seus campos de atividades, indicados pelo Delegado da ADESG/AL.
- Estagiários
O corpo de estagiários do curso será composto por quem possuir curso superior ou estar matriculado em um curso universitário cursando o último período, possuir idoneidade moral, sem condenações em processos criminais, comprovar que possui o comportamento social adequado e ter disponibilidade de tempo que permita sua presença nas atividades escolares presenciais.
- Malha Curricular
O conteúdo programático será dado em quatro fases:
A 1ª FASE é denominada de preparatória, onde o objetivo é conhecer as relações entre os sistemas ESG e ADESG, assim como a programação e condições de execução do CEPE:
PERÍODO PREPARATÓRIO | Horas de Aula |
Aula Inaugural: Ameaças e Oportunidades – O Brasil no Contexto Mundial | 3 |
Conhecer o sistema ADESG e suas relações com a ESG | 1 |
Conhecer a programação e administração do curso | 1 |
Apresentar técnicas de trabalho em grupo | 3 |
Palestra: Teoria do Poder | 3 |
A 2ª FASE é denominada de Período Básico, onde o objetivo é conhecer os Conceitos Fundamentais e o Método de Planejamento da ESG, incluindo práticas de aplicação:
Disciplinas | Unidades de Estudo | C/H | C/H Total |
(I) FUNDAMENTOS DO PODER NACIONAL |
Fundamentos Axiológicos | 4 | 32 |
Objetivos Nacionais | 4 | ||
Poder Nacional | 4 | ||
Política Nacional | 4 | ||
Estratégia Nacional | 4 | ||
Segurança e Defesa Nacionais | 4 | ||
Desenvolvimento Nacional | 4 | ||
(II) GEOPOLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS |
Fundamentos da Geopolítica Clássica e Contemporânea | 4 | 69 |
Panorama Geopolítico Mundial | 4 | ||
Geoestratégia Mundial | 4 | ||
A Multipolaridade e a Cooperação Internacional | 4 | ||
Pensamento Geoestratégico Norte-Americano | 4 | ||
Fundamentalismo Religioso e Terrorismo | 4 | ||
O Brasil e a Conjuntura Internacional | 4 | ||
Política Externa Brasileira | 4 | ||
O Atlântico Sul sob os Enfoques Geopolítico e Naval | 4 | ||
Geopolítica da Energia | 4 | ||
Importância Geopolítica da Amazônia | 4 | ||
Questões do Meio Ambiente nos Cenários Nacional e Internacional | 4 | ||
Exercício de Planejamento | 4 | ||
(III) INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA |
Conceitos e Bases Doutrinárias | 4 | 52 |
A Atividade de Inteligência Estratégica | 4 | ||
Atuação da Atividade de Inteligência no Estado Democrático | 4 | ||
Organizações Criminosas, Narcotráfico e Crimes Transnacionais | 4 | ||
Terrorismo no Mundo em Redes | 4 | ||
A Segurança da Informação e das Comunicações | 4 | ||
Análise de Inteligência | 4 | ||
Questões Atuais de Inteligência | 4 | ||
A Criptografia e a Segurança das Informações | 4 | ||
Sistema de Inteligência de Defesa | 4 | ||
Análise Política para a Inteligência | 4 | ||
Exercício de Aplicação | 8 | ||
(IV)
ESTUDOS ESTRATÉGICOS APLICADOS À DEFESA |
Teoria e Análise de Estudos Estratégicos | 4 | 56 |
Estratégia Militar de Guerra | 4 | ||
Implementação e Análise da Política Nacional de Defesa | 4 | ||
Origens e Formação da Defesa Nacional | 4 | ||
A Evolução Militar do Brasil | 4 | ||
O Exército Brasileiro: Missão e Organização | 4 | ||
A Força Aérea Brasileira: Missão e Organização | 4 | ||
A Marinha Brasileira: Missão e Organização | 4 | ||
Amazônia Azul | 4 | ||
Logística e Mobilização Nacional | 4 | ||
Teoria dos Jogos | 4 | ||
Formação do Pensamento Estratégico Empresarial e de Defesa | 4 | ||
Exercício de Aplicação de Estudos Estratégicos | 8 | ||
(IX) DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR | Conceitos básicos | 4 | 20 |
Didática do Ensino Superior | 12 | ||
Exercício Prático | 4 |
A 3ª FASE é denominada de Período Conjuntural, onde o objetivo é analisar as conjunturas regionais e suas implicações na esfera nacional, utilizando como subsídio as Viagens de Estudo e Visitas Técnica:
Disciplinas |
Unidades de Estudo
|
C/H
|
C/H |
(V) ANÁLISE DA CONJUNTURA REGIONAL |
Políticas Públicas Regionais | 4 |
56 |
A Conjuntura Econômica Nacional – Reflexos Regionais | 4 | ||
A Conjuntura Política Nacional – Reflexos Regionais | 4 | ||
A Atuação do Legislativo no Brasil – Reflexos Regionais | 4 | ||
A atuação do Executivo no Brasil – Reflexos Regionais | 4 | ||
A Atuação do Judiciário no Brasil- Reflexos Regionais | 4 | ||
Cultura no Brasil – Características Regionais | 4 | ||
Família, Escola e Cidadania: Realidade e Perspectivas | 4 | ||
Estrutura Educacional Regional | 4 | ||
Capacidade Regional em Ciência, Tecnologia e Inovação | 4 | ||
Capacidade Militar Regional e a Defesa Nacional | 4 | ||
Capacidade Regional em Segurança Pública e Defesa Civil | 4 | ||
Estudos de Casos | 8 | ||
(VII) VISITAS E VIAGENS |
Visitas de Técnicas | 48 | 108 |
Viagens de Estudo | 60 |
A 4ª FASE é denominada de Planejamento, onde será produzido a Elaboração de Trabalhos em Grupo, e o objetivo desta fase é a aplicação dos estudos e análises, realizados nos Períodos Básico e Conjuntural, com vistas à apresentação de Políticas e Estratégias relativas aos temas em estudo:
Disciplina | Unidades de Estudo | C/H | C/H |
(VI)PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO | Bases Teóricas do Planejamento | 8 | 64 |
Metodologia do Planejamento | 8 | ||
Elaboração de Cenários | 8 | ||
Processo Decisório e a Tomada de Decisão | 8 | ||
Planejamento Estratégico em Instituições Públicas e Privadas | 8 | ||
Planejamento e Gestão de Projetos | 8 | ||
Gestão de Crise | 8 | ||
Exercício de Aplicação de Planejamento Estratégico | 8 | ||
(VIII) METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | Fundamentos da Metodologia Científica | 8 | 70 |
Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica | 10 | ||
O Anteprojeto de pesquisa | 12 | ||
Normas de Elaboração de Trabalhos Científicos | 10 | ||
Apresentação do TCC | 30 |
- Metodologia de ensino
As Visitas Técnica (VT) e Viagens de Estudo (VE) têm por objetivo conhecer as peculiaridades das conjunturas regional e nacional. Serão realizadas no Período Conjuntural, abordando temas de interesse relevante e atual. Já as Conferências e PalestrasSerãopromovidas conferências e palestras pela ADESG/AL, proferidas por autoridades convidadas representantes das cinco expressões do Poder Nacional estudada pela ESG, sendo elas: POLÍTICA, ECONÔMICA, PSICOSSOCIAL, MILITAR E CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA. Estas conferências servirão de base para a elaboração do exercício de planejamento estratégico a ser desenvolvido pelos estagiários do CEPE. Durante as conferências haverá debates livres que viabilizará troca de conhecimento entre os representantes institucionais e a sociedade formadora de opinião.
As Aulas sobre o planejamento estratégico situacional será de acordo com a doutrina da Escola Superior de Guerra – ESG, os estagiários contarão com orientações de uma equipe de monitores de Planejamento Estratégico para elaboração de um exercício prático em sala de aula. Os exercícios de Planejamento Estratégico deverão seguir dados reais do Estado de Alagoas, e a conclusão do curso será através da entrega e apresentação do TCC de Planejamento Estratégico ao Poder Executivo, por meio de uma Secretaria de Estado ao término do CEPE.
- ASSIDUIDADE
Para a obtenção do título é necessária à frequência mínima de 75% em cada fase do curso. O estagiário após o término receberá duas titulações: do Curso de Estudos em Política e Estratégia da ADESG (CEPE) e o de Curso de Especialização em Planejamento Estratégico (Lato Sensu) – do Centro Universitário Mário Jucá – UMJ. O concluinte do CEPE receberá, ainda, o título de ADESGUIANO com direito a ser Associado Especial da ADESG de Alagoas.
- TRAJE OBRIGATÓRIO PARA AS AULAS:
- O traje obrigatório para a sala de aula, auditório e salas de estudos da APMSAM na PMAL é o esporte fino e o correspondente para as mulheres. Para os militares oficiais e praças, o uniforme é o passeio.
- Para as visitas técnicas e viagens de estudos, o estagiário utilizará a camisa polo padronizada da ADESG – Delegacia de Alagoas, calça tipo jeans escuro e calçado fechado (tênis ou sapato).
- As indumentárias, que é tradição do Sistema ESG/ADESG criam uma equidade visual de postura e equilíbrio social num ambiente acadêmico diferenciado de produção dos conhecimento estratégico e relações institucionais do então estagiário e futuro ADESGUIANO com a sociedade alagoana.
- INSCRIÇÕES
- Total de investimento no CEPE – 2025 – 12 parcelas Mensais de R$ 500,00 reais – totalizando 6.000,00 reais o valor total do curso (Já incluso o valor da matrícula);
- Formas de pagamento: À VISTA: 5% de desconto ou PARCELADO EM ATÉ 12 VEZES NO BOLETO;
- VAGAS: 70;
- REQUISITO: ter concluído o curso de graduação;
- Inscrições on-line pelo site: adesgalagoas.com.br;
- DOCUMENTOS:
- Comprovante de pagamento da matrícula;
- Carteira de Identidade (Funcional ou Registro Civil);
- Cadastro de Pessoa Física (dispensável se constar em outro documento oficial);
- Comprovante de residência (atual);
- Certificado de Escolaridade com histórico;
- 3 fotos 3×4 (recente);
- Certidões negativas da Justiça Comum, Eleitoral e Militar para candidatos militares;
- Cópia do Currículo com breve histórico de vida, com dados profissionais, acadêmicos e outros que julgar necessário apresentar;
- Certificado de conclusão do curso de graduação;
- DISPOSIÇÕES FINAIS:
- Período de Inscrições: 17 de março a 30 de maio de 2025;
- Período de matrícula para o CEPE/2025, 01 a 30 de junhode 2025;
- A aula inaugural será realizada 14 de julho de 2025;
- As aulas presenciais serão realizadas no auditório da Academia da Polícia Militar no Trapiche da Barracom início previsto para 14 de julho de 2025 e término para junho/2026;
- As visitas técnicas e viagens de estudos serão realizadas em organizações públicas e privadas, no Estado de Alagoas e em outras Unidades da Federação (a definir);
- A formatura, com solenidade pública para diplomação dos estagiários, será realizada no dia 12 de junho de 2026.
CONTATOS:
E-mail:
adesg.delegacia.alagoas@gmail.com,
Fones:
(82) 9 8830-0062 (WhatsApp)
(82) 9 9687-3878 (WhatsApp).
GERÔNIMO CARLOS DO NASCIMENTO – Cel PMAL
DELEGADO DA ADESG/AL